janeiro 08, 2011

Jean-Luc Godard

      Oi pessoal!
     Aqui conta um pouquinho da historia de Godard, que eu estou me tornando fã,  e alguns de seus filmes. Não coloquei todos, pois o post ia ficar muito extenso, mas daqui um tempo vou fazer outro post com mais filmes dele e mais algumas historias que achei super interessantes! 


    Nasceu em Paris, em 03 de dezembro de 1930, e passou a infância na Suíça, seu pai era médico e sua mãe era filha de um banqueiro. Estudou etnologia na Sorbonne, em Paris.

Fez uma série de curta-metragens, alguns deles supervisados por François Truffaut.
Godard iniciou sua carreira com um cinema de vanguarda, com temas polêmicos que trataram dos dilemas e perplexidades do século 20. 
Seu primeiro trabalho foi Operátion Betón (curta-metragem) em 1954, seguido por algumas outras curtas.
     Ao lado de um grupo de resenhistas  que virariam cineastas (François Truffaut, Eric Rohmer, Claude Chabrol, Jacques Rivette), esteve na linha de frente da nouvelle vague(foi um movimento artístico do cinema francês)
     Seu primeiro filme longo, "À bout de souffle" (Acossado) em 1959 download,  adotou inovações narrativas e filmou com a câmera na mão, rompendo uma regra até então inviolável, seguido de vários outros.  



( PS: nos nomes encontram-se os trailers, e logo depois os downloads, e como vocês podem ver, consegui de quase todos, alguns eu não achei, se alguém souber e quiser disponibilizar eu agradeço)
1962 - Vivre Sa vie (Viver a vida) ou download
1963 - Les Carabiniers (Tempos de Guerra) ou download 
1963 - Le Mépris ou download
1964 - Une femme mariée (Uma Mulher casada) ou download
1965 - Alphaville, une étrange aventure de Lemmy Caution ou download
1965 - Pierrot le fou (O demônio das 11 horas) ou download
1966 - Masculine-feminine, 15 faits précis ou download
1967 - Deux ou trois choses que je sais d'elle (Duas ou três coisas que eu sei dela) ou  download
1967 - La Chinoise (A chinesa) ou download
1967 - Week-end ou download


     O cinema de Godard nessa fase caracteriza-se pela mobilidade da câmera, pelos demorados planos-seqüências, pela montagem descontínua, pela improvisação e pela tentativa de carregar cada imagem com valores e informações contraditórios.
     Após o movimento estudantil de maio de 1968, Godard criou o grupo de cinema Dziga Vertov - assim chamado em homenagem a um cineasta russo de vanguarda - e voltou-se para o cinema político. 
     Pravda (1969) trata da invasão soviética da Tchecoslováquia; 
     Le vent d'Est (Vento do Oriente) - 1969, com roteiro do líder estudantil Daniel Cohn-Bendit, desmistifica o western e Jusqu'à la victoire (Até a vitória) - 1970 enfatiza a guerrilha palestina. 
 Mais uma vez, Godard procurou inovar a estética cinematográfica com Passion - 1982, download,  reflexão sobre a pintura. 
     Os filmes seguintes, como Prénom Carmen - 1983 download e Je vous salue Marie - 1984 download, provocaram polêmica e o último deles, irreverente em relação aos valores cristãos, esteve proibido no Brasil e em outros países.
     Depois de uma breve passagem pelo cinema comercial com Tout Va Bien - 1972, download, o cineasta passou a trabalhar com televisão e vídeo. Retornou ao cinema em 1980, com Sauve Qui Peut (la Vie) (Salve-se Quem Puder - A Vida) download.
     Em 1990, Godard rodou Nouvelle Vague, filme dedicado a esse movimento cinematográfico.

    Anna Karina foi sua esposa entre 1961 e 1967, que foi a primeira de uma série de atrizes que revelou, como Anne Wiazemsky ,sua esposa de 1967 a 1979, Maruschka Detmers, Myriem Roussel e Juliette Binoche. 

Hanna Karin Blarke Bayer conhecida como Anna Karina




Beijos :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita. A sua opinião é sempre muito bem vinda. Espero que tenha gostado do blog e que volte mais vezes! Responderei todas as mensagens, seja aqui ou no seu blog! Beijo

Copyright © 2016 Marina Almeida , Blogger